International Medical Olympiad

BEM-VINDO À 58ª Olimpíada Internacional de Matemática (IMO 2017)

De 12 a 23 de julho de 2017, o Rio de Janeiro sediará a 58ª Olimpíada Internacional de Matemática (IMO 2017), a primeira edição da IMO a ser realizada no Brasil. Durante esse período, receberemos os estudantes mais talentosos de mais de 100 países, que se reunirão para resolver problemas matemáticos desafiadores, em uma competição salutar.

A história da IMO data de 1959, quando a sua primeira edição foi realizada na Romênia. Desde então, a competição incentiva o desenvolvimento da Matemática, oferecendo uma grande oportunidade para a troca criativa de ideias e experiências entre estudantes de muitas culturas distintas.

Organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a IMO 2017 é realizada em conjunto com o Congresso Internacional de Matemáticos (ICM) 2018, como parte do Biênio de Matemática Gomes de Souza 2017-2018, uma iniciativa que pretende disseminar o conhecimento matemático e científico para a sociedade como um todo. 

Nomeada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, a cidade do Rio de Janeiro proporciona um ambiente excepcional para a 58ª IMO. Paisagens estonteantes, praias mundialmente famosas, uma infraestrutura renovada e um povo hospitaleiro – os cariocas – fazem da cidade um local único e espetacular para um evento tão significativo. 

Os organizadores se orgulham de sediar a IMO e aguardam a chegada de todos os participantes para dar-lhes as boas-vindas no Rio de Janeiro em julho de 2017.

ANFITRIÃO

Sobre o IMPA

Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) é um instituto de pesquisas em ciências Matemáticas de renome mundial, que desempenha um papel de destaque no Brasil e na América Latina. Fundado em 1952, o IMPA tem, dentre algumas de suas missões, a realização de pesquisas de alto nível em Matemática pura e aplicada, o treinamento de novos pesquisadores, a disseminação da cultura e do conhecimento matemático em todas as suas formas e o desenvolvimento de projetos de aprimoramento do ensino da Matemática em todos os níveis.

Olimpíadas de Matemática no IMPA

Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) é uma competição nacional anual de Matemática para alunos dos ensinos fundamental, médio e superior de instituições públicas ou privadas. Criada em 1979, é realizada atualmente em parceria entre o IMPA e a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), tendo o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) como instituição de apoio. Os principais objetivos da OBM são: estimular o estudo da Matemática no meio acadêmico; identificar jovens talentos em Matemática e incentivá-los a seguir uma carreira científica, especificamente em Matemática; além de selecionar e treinar alunos para representar o Brasil em competições internacionais de Matemática, como a Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), entre outras. A OBM também promove diversos torneios regionais e estaduais de Matemática no Brasil.

Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) foi criada em 2005. Com o aval do Governo Federal. A competição é organizada pelo IMPA em colaboração com a SBM. A iniciativa tem por objetivo motivar alunos dos ensinos fundamental e médio a estudar Matemática, melhorar o ensino básico e promover a inclusão social por meio da disseminação do conhecimento. A competição alcança anualmente mais de 19 milhões de alunos de escolas públicas brasileiras.

O Biênio de Matemática 2017 – 2018

Em 2015, o Governo Brasileiro sancionou a Lei 2.496, que estabelece os anos de 2017 e 2018 como o Biênio da Matemática 2017 – 2018, criado para comemorar dois importantes eventos internacionais de Matemática sediados pela primeira vez no Brasil: a Olimpíada Internacional de Matemática (IMO 2017) e o Congresso Internacional de Matemáticos (ICM 2018). A iniciativa é um tributo a Joaquim Gomes de Souza (1829 – 1864), também conhecido como “Souzinha”, um matemático brasileiro considerado um dos pioneiros no estudo da Matemática no Brasil.

Sediar dois importantes eventos de Matemática no Brasil, nesse curto período, é uma oportunidade histórica de promover e disseminar o conhecimento matemático e científico por toda a sociedade. Além disso, a ocasião é uma oportunidade única para desenvolver os projetos existentes e criar novos programas e pesquisas em Matemática em todo o Brasil.

ORGANIZAÇÃO

Conselho Consultivo da IMO 2017

Geoff Smith (Reino Unido): Presidente

Gregor Dolinar (Eslovênia): Secretário

Dávid Kunszenti-Kovács (Noruega)

Yongjin Song (República da Coreia)

Nazar Agakhanov (Federação Russa)

Kar Ping Shum (Hong Kong): IMO 2016

Edmilson Luis Rodrigues Motta (Brasil): IMO 2017

Radu Gologan (Romênia): IMO 2018 

Comitê Organizador Local

Marcelo Viana: Diretor, IMPA

Hilário Alencar: Presidente, SBM

Edmilson Luis Rodrigues Motta: Presidente, Comitê Organizador

Nicolau Saldanha: Presidente, Júri Internacional

Carlos Gustavo Tamm de Araújo Moreira: Presidente, Comitê Seletor de Problemas

Luciano Guimarães Monteiro de Castro: Coordenador-Chefe

Pablo Rodrigo Ganassim: Chefe de Fiscais de Prova

Marisilvia Longo Ganassim: Chefe de Guias

Nelly Cristina Carvajal Flórez: Gerente de Projeto


Copyrights © 2016-2017 58ª Olimpíada Internacional de Matemática. Todos os direitos reservados.
Foto da Riotur: Alexandre Macieira, Fernando Maia, Gabriel Santos, Guto Costa, J.P. Engelbrecht e Pedro Kirilos